
Foto: Rafael Ribeiro/ CBF
Em linha com a estratégia da FIFA de desenvolver o futebol globalmente, fomentando a profissionalização do jogo e a criação de um ecossistema mais competitivo, a CBF receberá nesta segunda-feira (19) palestras e debates do Diploma de Gestão de Clubes da FIFA. O curso é promovido pela Divisão de Futebol Profissional da FIFA, que oferecerá um intercâmbio de conhecimentos e práticas.
A sede da entidade será palco de conversas em busca do crescimento dos padrões mundiais de gestão, reunindo cerca de 50 alunos da terceira edição do Diploma e egressos do curso, além de ex-atletas e especialistas internacionais. A abertura oficial será feita pela pela diretora de Futebol Profissional da FIFA, Ornella Bellia.
Em seguida, haverá uma série de apresentações e discussões sobre temas como o crescimento do Campeonato Brasileiro, as inovações do calendário do futebol brasileiro e do Regulamento Geral de Competições (RGC), o desenvolvimento de talentos brasileiros das categorias de base até o mercado global e modelos de negócio de clubes brasileiros. Também será discutida a transição de carreira de atletas para cargos de gestão, com a participação dos ex-jogadores da Seleção Lucas Leiva, Alexandre Pato e Fernandinho.
“Os clubes desempenham um papel fundamental para o sucesso e popularidade no futebol. E como demonstra a realização da primeira edição da Copa do Mundo de Clubes, a FIFA deseja que tenhamos clubes fortes e bem-sucedidos em todos os continentes. O Diploma em Gestão de Clubes é uma das maneiras pelas quais buscamos elevar os padrões e profissionalizar a administração de clubes de futebol em todo o mundo”, afirmou a diretora de Futebol Profissional da FIFA, Ornella Bellia.
A iniciativa é mais um fruto de cooperação institucional estabelecida entre a CBF e a FIFA, que conta com um escritório de projetos dedicado. Este será o quarto evento deste ano organizado no Brasil pela entidade máxima do futebol. Realizou-se em fevereiro o Workshop de Governança Financeira, em março o Diploma de Liderança Técnica e em abril a Cúpula de Compliance.
A realização de mais um grande evento da FIFA consolida o reposicionamento da CBF como hub de conhecimento e inovação, colocando o futebol brasileiro como referência global e somando forças à missão da FIFA de elevar os padrões de gestão do futebol mundial.
Agenda Completa
As atividades na sede da CBF fazem parte de uma semana repleta de atividades que os participantes terão no Brasil, entre os dias 17 e 24 de maio.
No sábado (17), data em que o grupo desembarcou no Rio de Janeiro, foi realizada uma visita ao Cristo Redentor. Neste domingo (18), foi realizado um encontro com executivos do Flamengo, com visita às instalações do clube e ao Maracanã, onde a turma assistiu ao clássico contra o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro.
Nesta terça-feira (20), haverá visita técnica ao centro de treinamento do Fluminense e ida ao jogo entre Vasco e Operário-PR, em São Januário, pela Copa do Brasil.
Na sequência, os eventos acontecerão em São Paulo, onde estão previstos uma visita à sede da Federação Paulista de Futebol e um encontro com o tetracampeão em 1994 e vice-presidente da entidade, Mauro Silva.
A agenda contempla visitas técnicas às instalações de três clubes e rodas de debate com os presidentes das equipes. No início da tarde de quinta-feira (22), o grupo conhecerá o São Paulo e se reunirá com o presidente Julio Casares. À noite, a delegação acompanhará a partida entre Palmeiras e Ceará, no Allianz Parque, pela Copa do Brasil.
Na sexta-feira (23), os alunos visitarão o Palmeiras e terão reunião com a presidente Leila Pereira, seguida de deslocamento a Santos no período da tarde, onde os participantes do curso terão a oportunidade de conhecer a Vila Belmiro e se reunir com o presidente do clube santista, Marcelo Teixeira.