26 de janeiro de 2026
00a1a950e0ff49bd36a15476d7898c13_L

A Polícia Civil do Distrito Federal, por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA/CEPEMA), investiga um grave caso de maus-tratos contra um gato ocorrido no final de agosto de 2025, na região administrativa de Samambaia/DF.

A denúncia chegou à DRCA em 31 de agosto de 2025, após a circulação nas redes sociais de um vídeo que mostra dois jovens aplicando um produto químico nos órgãos genitais e nas costas de um felino, utilizando um pincel. Durante a gravação, é possível ouvir os envolvidos rindo enquanto afirmam que o líquido seria “querosene” e, logo depois, dizem tratar-se de “groselha”.

O vídeo foi postado nos “stories” de um dos suspeitos, que se apresenta nas redes sociais como influenciador digital de jogos de azar. As investigações conduzidas pela DRCA já identificaram ambos os autores, que serão responsabilizados pelo crime de maus-tratos a animais, conforme previsto no artigo 32, §1º-A, da Lei nº 9.605/98, cuja pena varia de dois a cinco anos de reclusão.

A aplicação de produtos químicos, como “pretinho de pneu” ou solventes derivados de petróleo, nos órgãos genitais de um animal pode causar queimaduras químicas graves, com risco de necrose tecidual, infecção sistêmica e falência de órgãos.

O sofrimento imposto ao animal é inaceitável e será sempre investigado com prioridade pela Polícia Civil.

A Polícia Civil orienta a população a denunciar maus-tratos a animais pelos seguintes canais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *