17 de julho de 2025
ZOO DF

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Equipes de tratadores mantêm protocolo sanitário mesmo sem novos casos de gripe aviária; esta semana as visitas guiadas serão feitas todos os dias

Após mais de um mês fechado devido à identificação de casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, o Zoológico de Brasília retomou as atividades nesta segunda-feira (7). A reabertura foi autorizada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF), com base em avaliação técnica e conforme as orientações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Foram adotadas ações de controle e prevenção para impedir a propagação do vírus, que havia sido detectado em duas aves nos meses de maio e junho. A decisão de reabrir a unidade considerou a estabilização do cenário epidemiológico e a ausência de novos registros da doença no Distrito Federal, passados cerca de 20 dias sem apresentar nenhum novo caso.

A retomada das visitas ocorre com a continuidade da adoção de protocolos rígidos de biossegurança, desenvolvidos pela equipe técnica do parque. Entre as medidas mantidas está a desinfecção obrigatória dos profissionais na entrada e saída do local, como forma de proteger os animais e preservar o ambiente. Os visitantes não terão restrições ou medidas diferentes, podendo circular livremente no parque.

Diversas famílias já aproveitam a volta do Zoo, não só para matar a saudade dos animais, no caso dos brasilienses, mas também para quem é de fora do Quadradinho conhecer novos recintos. A família do técnico em refrigeração Acassio Tavares Campos, 36, veio da Bahia para visitar o Distrito Federal, com o Zoológico sendo uma das principais atrações da lista.

Quem também prestigiou as onças foram os netos do aposentado Raimundo Pereira, de 73 anos, que aproveitaram o dia da reabertura do Zoológico do DF: “As crianças estão de férias e achamos por bem vir até aqui para, além de nos divertirmos um pouco, trazer as crianças para o lazer”.

O diretor-presidente do Zoo, Wallison Couto de Oliveira, comemorou: “É um momento bem especial, estavam todos aqui ansiosos pela volta do parque. O Zoológico está seguro, não tem risco de gripe aviária para a população. A gente ainda segue o protocolo interno nas nossas equipes, mas o público vai ficar à vontade aqui no parque, sem restrição de andar ou ficar em qualquer local. A nossa educação ambiental está aqui para receber a população bem, ter esses cuidados e tirar dúvidas da população.”

Normalmente fechado às segundas-feiras, o zoológico funcionará diariamente durante o mês de julho, devido ao período de férias escolares. Durante a semana da reabertura, o espaço disponibilizará a visita guiada todos os dias, às 9h e às 14h, com o ponto de encontro na escultura da Elefante Nely.

De férias em Brasília, o corretor de imóveis Rafael Bachmann, 42, levou a família para conhecer o Zoológico. “As crianças gostam muito de animais. O espaço realmente é espetacular e os animais estão muito bem-tratados. É bacana e, para as crianças, é um bom passeio interativo, com os animais, no meio das árvores. A gente gosta bastante desses espaços culturais e precisamos valorizar e preservar o que temos de melhor”, observou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *